O CORDEIRO DE DEUS
- Willams Guilherme
- 26 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de out. de 2021
“No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29).
João Batista foi o precursor de Jesus. O Evangelho segundo João nos traz algumas afirmações dele sobre Jesus, como “... não sou digno de desamarrar as correias das suas sandálias” (Jo 1.7). Ele disse que Jesus era maior do que ele porque Ele batizava com o Espírito Santo (Jo 1.30,33); e a mais marcante de todas as afirmações é esta: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29b). Os rituais do Antigo Testamento eram sombras do que havia de vir. Eles apontavam para algo maior. As festas, os ritos cerimoniais, os sacrifícios expiatórios e propiciatórios tudo isso apontavam para Jesus Cristo. Por isso, Cristo é o cumprimento das promessas de Deus. Aqui neste pequeno texto quero trazer uma reflexão retirada das Escrituras que descrevem Jesus como este Cordeiro que tira o pecado do mundo.
Ao pensarmos na figura de um cordeiro sendo imolado para um sacrifício é impossível não pensarmos na passagem do Antigo Testamento que fala da saída do povo de Israel do Egito (Ex 12). Na ocasião da décima e última praga, Moisés convocou todas as autoridades de Israel e ordenou a eles que separassem um cordeiro ou um cabrito por cada família e que o sacrificassem para celebrar a Páscoa. Ele disse que molhassem um feixe de hissopo no sangue do cordeiro que estava na bacia e passassem o sangue na viga superior e nas laterais das portas. Diante disso ninguém poderia sair de casa até o amanhecer. O Senhor iria passar pela Terra para matar os primogênitos dos egípcios e quando o anjo visse o sangue na viga superior e nas laterais da porta passaria sobre aquela porta e não permitiria que o destruidor entrasse na casa deles (Ex 11.21-23). E assim aconteceu. Aqueles israelitas foram libertos pelo sangue do cordeiro que foi derramado nos umbrais das portas. Em seu testemunho, João Batista descreve Jesus como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus, como O Cordeiro de Deus, foi levado ao matadouro. O seu sangue jorrou sobre a Cruz. É este sacrifício que nos possibilita o perdão e a reconciliação com Deus. O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele. Jesus morreu para que tivéssemos vida e vida em abundância. Este sacrifício nos trouxe paz, alegria e salvação. É exclusivamente por meio de Cristo que temos a Redenção. É em Cristo que somos libertos da morte espiritual. Assim como os israelitas foram libertos da escravidão do pecado e da morte por meio do sangue de um cordeiro que foi derramado, nós também somos libertos da escravidão do pecado e da morte eterna. Só em Jesus há salvação porque ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele é o único mediador suficiente entre Deus e os homens. Ele é o sacrifício substitutivo de todos nós pecadores. Sem Jesus não há perdão. O seu sacrifício por nós é único e suficiente. Creia nisso! Amém!
Soli Deo Gloria!
Solus Christus!






Comentários